Instalar Linux CentOS pela rede (ISO netinstall) no Oracle VirtualBox

Vídeo que demonstra a instalação básica do Linux CentOS em modo servidor numa máquina virtual do Oracle VirtualBox.

Esta instalação foi realizada com a ISO de instalação pela rede, a versão netinstall, portanto para reproduzir-la existe a necessidade da conectividade com a internet.

A ISO netinstall pode ser baixada em um do espelhos do CentOS, siga o link abaixo e selecione um mirror da lista. Depois selecione a versão, clique sobre a pasta da versão e clique sobre a pasta isos, para então selecionar a arquitetura, clique sobre a pasta da arquitetura desejada (32bits = i386 e 64bits = x86_64). Nesta pasta estão as ISO’s de instalação, baixe a CentOS-5.6-i386-netinstall.iso, o tamanho é bem pequeno, cerca de 10Mb.

Link: Lista dos espelhos do CentOS

Instalada ocupou 1,2Gb de espaço em disco e levou 36 minutos para terminar, no vídeo algumas partes foram aceleradas em 10 vezes, no canto inferior direito aparecerá um ícone avisando se está acelerado.

Note que a instalação em modo Server no CentOS não instala os pacotes para o ambiente gráfico, característica comum em servidores.

Um comentário em “Instalar Linux CentOS pela rede (ISO netinstall) no Oracle VirtualBox

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s