O livro RESTful Serviços Web da O’Reilly é bom?

O livro RESTful Serviços Web da O’Reilly, no Brasil traduzido e editado pela Altabooks, é leitura recomendadíssima para quem é desenvolvedor web e até mesmo para aqueles que estão começando, vale a pena experimentar e entrar na web com outros olhos.

Há tempos venho pesquisando sobre serviços web com implementações REST na internet e apesar de existir bastante artigos e documentos sobre o assunto, ele está muito fragmentado e por vezes contraditório.

Neste livro encontrei respostas para muitas confusões criadas na internet e pude identificar que ainda hoje, a maioria do serviços web, que se dizem REST, são na verdade híbridos de REST com RPC, ou seja, as boas práticas do REST nem sempre são respeitadas pelos grandes serviços web reais e é neste ponto em que o livro destaca-se.

Ele apresenta, num primeiro momento, os serviços web reais, para depois detalhar e especificar exatamente como devem ser os serviços web puramente REST, na qual lembrou-me a Lei de Postel – RFC 793 – que diz:

“Seja conservador no que você faz, seja liberal no que você aceita dos outros”

Além de esclarecer a teoria REST, que até o lançamento deste livro havia sido oficialmente documentada apenas pelo capítulo 5 da tese de doutorado de Roy Fielding em 2000, ele propõe uma nova arquitetura de desenvolvimento baseada em recursos, na qual batizou de ROA – Resource Oriented Architecture – Arquitetura Orientada à Recursos.

A ROA é nada mais que, um normatizador das técnicas REST sugeridas por Roy Fielding em sua tese de doutorado, pois um item fundamental para a existência da web programável são os limites. A web convencional é facilmente interpretada pelos humanos, mas para um robô – programa – a web humana é praticamente indecifrável, portanto para ser útil, a web programável precisa ter limites, afim de fazer com que os “sites para robôs” – serviços RESTfull por exemplo – possam ser entendidos por qualquer programa que converse na mesma “língua”.

Por fim para um livro indicado por pessoas como David Heinemeier Hansson, criador da estrutura Rails, que afirmou:

“Todo desenvolvedor que trabalha com a Web precisa ler este livro”.

E por Adam Trachtenberg, autor PHP e divulgador dos serviços web eBay, quando disse:

“O livro RESTful Serviços Web finalmente fornece um guia prático para construir serviços que adotam a Web, ao invés de tentar evitá-la”.

Ele completa sua missão e ao terminar de lê-lo você terá uma outra visão sobre a web.

Boa leitura.

RESTFull Serviços Web

Ficha Técnica
Título: RESTful Web ServicesWeb services for the real world
Autor: Leonard Richardson e Sam Ruby
Primeira Edição: Maio/2007
Páginas: 454
Editora: O’Reilly Media

DICA: De preferência para a edição em inglês, pois a tradução, como sempre, tem alguns erros toscos. 😦

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s