O VirtualBox utiliza o padrão industrial Open Virtualization Format (OVF) para exportar máquinas virtuais.
O OVF é um padrão aceito na maioria das soluções de virtualização e é normatizado pela Distributed Management Task Force (DMTF). Para mais informações sobre o OVF clique aqui
Vamos utilizar o subcomando export do VBoxManage para exportar uma máquina virtual por linha de comando no VirtualBox, acompanhe comigo:
- Para exportar usamos o comando VBoxManage, seguido do subcomando export, nome da máquina e nome do arquivo final (OVF). A sintaxe básica do comando é:
VBoxManage export "Nome da maquina no VirtualBox" -o Maquina_Virtual_Exportada_em_OVF.ova

- Eu tenho aqui no meu VirtualBox uma máquina virtual com Windows XP instalado chamada desktop_XP (veja na imagem acima) que vou utilizar para mostrar um exemplo prático. Basicamente vamos exportar a máquina virtual com o nome desktop_XP para o arquivo exp_desktop_XP.ova, veja como:
$ VBoxManage export "desktop_XP" -o exp_desktop_XP.ova
- Na tela durante a exportação você poderá acompanhar o andamento do export, algo parecido com o exemplo abaixo será mostrado:
0%...10%...20%...30%...40%...50%...60%...70%...80%...90%...100% Successfully exported 1 machine(s).
Atenção para o espaço em disco ao exportar, pois o arquivo OVF final inclui uma cópia do disco virtual existente na máquina virtual comprimido no formato VMDK, independente do formato original do disco, portanto certifique-se de que haverá espaço suficiente no local de destino do arquivo OVF antes de executar o comando.
Ficou muito bom amigo.
Show de bola, simples e organizado.
Parabéns.
CurtirCurtir
Contente em poder ajudar e grato pelo comentário.
Valeu.
CurtirCurtir