O Oracle SQL Developer 4 é uma ferramenta gratuita que simplifica muito as tarefas de desenvolvimento de banco de dados. Nela podemos procurar objetos de banco de dados, executar instruções SQL e scripts SQL, editar e depurar instruções PL / SQL. Também é possível criar e salvar relatórios personalizados.
No Fedora 20 podemos instalar o Oracle SQL Developer 4 da seguinte maneira:
Tá precisando instalar uma versão mais antiga do Oracle SQL Developer no Fedora, entre neste outro post Instalar Oracle SQL Developer no Fedora e não perca mais tempo pesquisando!
Acabou de instalar e está com erro ao abrir? Veja como resolver neste meu outro post Erro ao abrir Oracle SQL Developer 4 no Fedora
Baixe o pacote RPM da instalação do Oracle SQL Developer 4, será necessário efetuar cadastro gratuito na Oracle para efetuar o download.
Link para a área de download do Oracle SQL Developer
Neste site, procure pela versão RPM para Linux (Linux RPM), encontre o link para o Oracle SQL Developer RPM Linux.
O arquivo que eu baixei, foi o sqldeveloper-4.0.3.16.84-1.noarch.rpm, versão mais recente no dia em que escrevi isto, mas quando você for baixar a versão pode ser diferente, fique ligado!
Para instalar usei o yum, assim::
yum install sqldeveloper-4.0.3.16.84-1.noarch.rpm
Agora baixe o Java SE Development Kit 7, importante lembrar que o Oracle SQL Developer 4 funciona apenas com a versão 7 ou superior.
Link para a área de download do Java SE Development Kit 7
Você também pode baixar SDK do mesmo site em que baixou o Oracle SQL Developer 4, se você voltar lá agora, clicando no Link para a área de download do Oracle SQL Developer vai ver que tem um link lá que aponta para SQL Developer requires JDK 7 or above. A escolha é sua! 🙂
Tentei instalar com o Java SE Development Kit 8 e ao abrir o Oracle SQL Developer 4 ele reclamou da versão alegando que poderia não funcionar corretamente, então deixei a Java SE Development Kit 7 mesmo.
No site de download clique no link para baixar o JDK 7 que você será redirecionado para a área de download do JDK 7, procure pela versão Linux x86 ou Linux x64, dependendo da sua arquitetura e faça o download da versão em RPM.
Eu instalei o pacote assim:
yum install jdk-7u71-linux-x64.rpm
Agora temos que informar ao Oracle SQL Developer 4 o caminho onde foi instalado o JDK 7.
Para realizar esta tarefa devemos saber em qual pasta ele foi instalado, por padrão a pasta do JDK está abaixo da pasta /usr/java/, entre nesta pasta e verifique o caminho correto, você deve ter um conteúdo como este:
ls /usr/java/ default jdk1.7.0_71 latest
Para nosso exemplo o caminho é /usr/java/jdk1.7.0_71/, portanto vamos salvar esta informação no arquivo ~/.sqldeveloper/4.0.0/product.conf para que o Oracle SQL Developer 4 saiba onde está instalado o JDK. Opa isto mesmo, na versão Oracle SQL Developer 4 o arquivo que guarda esta configuração mudou de ~/.sqldeveloper/jdk para ~/.sqldeveloper/4.0.0/product.conf
Use o comando abaixo, alterando para a sua realidade:
mkdir -p ~/.sqldeveloper/4.0.0 echo "SetJavaHome /usr/java/jdk1.7.0_71/" >> ~/.sqldeveloper/4.0.0/product.conf
Legal, agora já podemos iniciar o sqldeveloper pela primeira vez.
Na linha de comando use:
sqldeveloper
Se por acaso uma mensagem como esta abaixo for exibida, significa que o caminho para o JDK não está correto, revise o caminho colocado no arquivo ~/.sqldeveloper/4.0.0/product.conf.
Oracle SQL Developer Copyright (c) 1997, 2014, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. Type the full pathname of a JDK installation (or Ctrl-C to quit), the path will be stored in /home/gabriel/.sqldeveloper/4.0.0/product.conf